top of page

entretempos

design, música lo-fi e memória

categoria

tcc

orientação

guilherme umeda

quando

2022

onde

espm sp

quem

gabrielle fukamati,

isabella kagawa e nicole freitas

este é um projeto de graduação em design, realizado dentro da modalidade experimental. aqui, o principal objetivo era explorar e refletir a relação entre o design e a música Lo-Fi através de um ponto de comum: as imperfeições – sonoras e visuais –, se apoiando na questão da nostalgia e utilizando como suporte gráfico o cartaz, que seria aplicado em formato de lambe-lambe.

um pouco sobre a

identidade visual

entretempos significa um período entre dois tempos, uma pausa, um momento que reside entre duas épocas diferentes. no nosso logo, esse conceito é apresentado pelo underline (_) que se insere entre duas palavras. os termos não estão alinhados para reforçar a questão das imperfeições que foram bastante abordadas no trabalho.

a cor principal é o roxo (#BD9DE0), bastante presente nas capas de álbuns Lo-Fi. foi utilizada também nos abres de capítulos e segmentos e na capa do tcc.

coletânea de cartazes:

entretempos

a coletânea é constituída por três cartazes e se deu através das fotos que produzimos em um experimento de lomografia. cada peça foi feita por uma autora do projeto.

Seta_01.png

logo e nome do meu cartaz e kit

meu cartaz utiliza uma foto do filme agfa vista 800, vencido em 2003. por causa da nostalgia abordada no projeto, decidi trabalhar a época da infância, na qual temos tantos sonhos e sentimos que o mundo é enorme e que temos toda uma vida para conquistá-lo. sentimentos que vão se apaziguando conforme vamos crescendo, muitas vezes por causa do peso da realidade caótica e estressante. relembrar esse tempo evoca uma memória doce e é por isso que nomeei meu cartaz de néctar.

fiz intervenções na foto utilizando um pincel que simula a textura de giz de cera. criei elementos como flores, simbolizando a ideia do néctar; notas musicais, estrelas e inúmeras linhas, que se enrolam, emaranham mas nunca se partem, como o processo de construir sua identidade e se perceber no mundo, que é complexo, difícil e não linear.

há dois elementos que se misturam nas imagens: letras que soletram “néctar” e áreas circulares desfocadas. mostrando a nossa memória da infância, que com o passar do tempo, começa a ficar nublada e embaralhada.

é possível que o observador perceba os cartazes como muito organizados e esteticamente “limpos”, um pouco distantes das imperfeições. entretanto, o Lo-Fi é um meio ambíguo, possui ruído sonoro, mas se apresenta em uma estrutura bem podada, feita para relaxar. o gênero também se difunde através de álbuns com estética mais moderna e minimalista, deixando em evidência os ruídos da lomografia. além disso, as peças ainda não estão totalmente finalizadas. quando coladas pela cidade como lambe-lambes, sofrerão alterações do tempo e do clima.

kit de memórias:

nectar

derivados de nossos cartazes e feitos para acompanhá-los, criamos três kits de memórias, cada qual nomeado de acordo com seu cartaz regente. o kit é composto pelo cartaz, um vinil, CD e uma caixa de fita cassete, que serve como um porta memórias; em cada uma há cinco cartões postais acompanhados de selos. cada kit pode ser pensado como um objeto colecionável.

 

as fotografias utilizadas em cada um dos kits corresponde ao filme 35mm da foto do cartaz.

Seta_01.png

artes dos cartões postais

mais

para ler nossa monografia completa e conhecer a fundo o projeto, clique aqui.

ouça aqui a playlist que acompanha nossos cartazes :)

instagram

criamos um instagram para compartilharmos todas as fotos analógicas que fizemos para o projeto.

veja também outros projetos

portfólio

feito em 2021

eu,designer

ilustração & animação 2D

elã

8° concurso tok&stok e espm

bottom of page